Em edição do “Conversa D”, Dr. Gustavo Barra, ressalta aspectos importantes sobre o trabalho que foi reconhecido internacionalmente.
O resumo científico “Laboratory Performance in Molecular Detection of Mycobacterium tuberculosis Through Analysis of External Quality Assessment Program Results: WHO-Recommended Tests Outperform Others” recebeu o Prêmio de Resumo da Divisão de Medicina Personalizada do ADLM 2024.
Salientando o valor do programa brasileiro da avaliação externa da qualidade (Ensaio de Proficiência – EP) para a detecção da tuberculose, o trabalho é resultado das discussões dos especialistas Controllab com a colaboração valiosa de Gustavo Barra, doutor em farmacologia molecular e coordenador do setor de genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde.
Abordagem científica
Em entrevista exclusiva, Dr. Gustavo detalhou a abordagem do resumo científico e ressaltou a parceria colaborativa que resultou no reconhecimento internacional. Segundo o especialista, a Controllab, enquanto provedora de Ensaio de Proficiência, possui uma visão abrangente da medicina diagnóstica no Brasil e nos países que ela atua. Isso permite fornecer informações valiosas tanto para os laboratórios, como para os pacientes, impactando positivamente a saúde de forma global:
– Nosso trabalho analisou o desempenho do Ensaio de Proficiência Molecular para o Mycobacterium tuberculosis e identificou que, em geral, os laboratórios têm se saído muito bem, com uma acurácia superior a 95%, nos últimos quatro anos, tanto para a detecção do patógeno, quanto para as resistências. Os métodos comerciais têm melhor desempenho e os recomendados pela OMS são superiores aos que não possuem essa recomendação, salientou.
Durante a entrevista, o especialista reforçou que o Ensaio de Proficiência não é uma simples obrigação regulatória, mas sim, a principal ferramenta que o laboratório tem para se autoavaliar e comparar os seus processos com os seus pares, conferindo segurança e credibilidade aos resultados que emite.
Diferenciais do resumo
Dr. Gustavo destacou os diferenciais do resumo científico premiado em comparação aos outros trabalhos apresentados no evento:
– Relevância do tema, uma vez que, a tuberculose voltou a ser a doença infecciosa que mais mata, após o controle da COVID. Estudo bem planejado com amostragem ampla e robusta. Recomendações claras e aplicáveis à rotina analítica sobre as metodologias preferenciais sobre a detecção molecular da tuberculose. E, por fim, a narrativa fundamentada em evidências concretas, destacando a solidez das conclusões do resumo, afirmou.
O resumo científico foi escolhido entre outros 775 trabalhos submetidos para o hall de pôsteres da categoria do encontro anual e ressalta o compromisso da Controllab de semear a qualidade e promover o conhecimento em nível global por meio das suas iniciativas e integrações profissionais.
O ADLM 2024 foi organizado pela Association for Diagnostics & Laboratory Medicine (ADLM), anteriormente conhecida como AACC (American Association for Clinical Chemistry). O evento reuniu especialistas na área de medicina laboratorial para discutir os avanços e desafios no segmento, com uma programação rica em exposição, palestras, workshops e sessões educacionais.
Assista agora mesmo
Você confere a abordagem completa no Conversa de Evento.
Aproveite e inscreva-se no canal da Controllab no YouTube para acessar em primeira mão os conteúdos educacionais produzidos pela empresa.