Para garantir a confiabilidade dos laudos laboratoriais que realizam o diagnóstico da Covid-19, a partir de abril, o Ensaio de Proficiência para Biologia Molecular do SARS-CoV2 será enriquecido com itens de diferentes variantes do vírus e os participantes poderão reportar a identificação
A partir da descoberta das novas variantes do SARS-CoV2, especialistas passaram a discutir sobre a capacidade dos sistemas analíticos em uso continuarem identificando com precisão a presença do vírus. Essa discussão é devida a presença de diferentes mutações no genoma do vírus e a sensibilidade e eficácia dos diversos alvos genéticos para identificá-las.
Com isso, fabricantes de kits reagentes estão adequando informações e os laboratórios avaliando se os sistemas analíticos utilizados na rotina necessitam de ajustes. Para colaborar nesse cenário, a Controllab, pioneira no controle de qualidade para SARS-CoV2, enriquecerá o Ensaio de Proficiência para Biologia Molecular do SARS-CoV2 (Nasofaringe e Orofaringe).
Em abril, além dos 2 itens que compõem o programa, serão enviados mais três itens extras contendo variantes do vírus de diferentes regiões, para detecção do SARS-CoV2. O EP é constituído por itens de suspensão celular inativados e liofilizados preparados de um isolamento viral contendo o genoma completo do SARS-CoV2 (Nasofaringe e Orofaringe). Nele, os usuários já reportam identificação dos genes E, RdRp, N, N1, N2, ORF1ab, S e ORF3a.
Adicionalmente a essas identificações, os participantes que já possuem na rotina kits que distinguem as mutações, poderão reportar a variante encontrada. Essa iniciativa auxiliará tanto os fabricantes de kits quanto aos laboratórios, demonstrando a relevância do controle de qualidade para decisões sobre os sistemas implantados na rotina.
A rodada será mais uma oportunidade de protagonismo do setor diagnóstico, evidenciando a confiabilidade das rotinas analíticas. Podem participar do programa as organizações que aplicam a Biologia Molecular pelo método de Reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR) para detecção do SARS-CoV2.
Atualmente, são mais de 160 laboratórios participantes – sendo 25% de diferentes continentes – tais como Europa, Ásia e a região da América Latina. Região essa que engloba 7 países distintos, entre eles, o Brasil. Os perfis dos laboratórios participantes comprovam a heterogeneidade dos dados, contribuindo para um robusto programa de comparação interlaboratorial.
“Essa também é uma oportunidade para fornecedores e os fabricantes de kits diagnósticos evidenciar o desempenho e a representatividade dos resultados dos seus sistemas analíticos ao mercado”, informa Jéssica Gomes, supervisora da Gestão de Serviços.
Fornecedores e fabricantes que desejam inscrever seus usuários, assim como os laboratórios que ainda não aderiram ao EP Biologia Molecular Coronavírus (SARS-CoV2), podem acessar a página do programa para participar.
Para saber mais, acesse o site, contate-nos pelo e-mail contato@controllab.com ou pelos telefones e WhatsApp (21) 97901-0310 e (21) 98036-1592.
Notícias relacionadas
Controllab expande o controle de qualidade da Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes para Covid-19
Atenta as movimentações do mercado diagnóstico para o exame, empresa disponibilizará Ensaio de Proficiência para TLR / Point of Care (POC) em abril Em fevereiro deste
Ensaio de Proficiência: confiabilidade para o desempenho analítico dos laboratórios
Muito além da obrigação legislativa, Ensaio de Proficiência é fundamental no processo de melhoria contínua do laboratório. Procurar um novo caminho nas decisões de melhoria do
Ensaio de Proficiência para Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes para Covid-19
Pioneira nas iniciativas de controle de qualidade para SARS-CoV2, a Controllab – maior provedor de proficiência do país, lança em fevereiro o Ensaio de Proficiência para