Os programas disponibilizados pela empresa são fundamentais para garantir a precisão, confiabilidade e a consistência dos resultados desta modalidade diagnóstica.
O avanço tecnológico na medicina laboratorial tem desempenhado um papel fundamental na miniaturização dos equipamentos diagnósticos. Essa modernização está revolucionando a maneira como os cuidados de saúde primários são fornecidos.
Nesse cenário, os testes em POCT (Point-of-Care Testing) ou Teste no Ponto de Atendimento são exames de diagnóstico realizados diretamente no local de atendimento ao paciente. Esses POCTs proporcionam resultados rápidos que auxiliam os profissionais da saúde.
Qual a importância do controle da qualidade para POCT?
Os POCTs integram a categoria de produtos para diagnóstico in vitro (IVD) e incluem reagentes; substratos; soluções tampão e outros consumíveis necessários para a análise.
Embora sejam projetados para serem precisos, é essencial utilizar o controle da qualidade para monitorar o desempenho analítico desses dispositivos, garantindo assim, a confiabilidade e a eficácia dos testes.
O controle da qualidade é realizado utilizando o Controle Interno da Qualidade (CIQ) e o Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo de Qualidade (CEQ):
Controle Interno da Qualidade (CIQ) – Monitora a rotina analítica dos estabelecimentos
de análises, evitando que erros e desvios da qualidade impactem o laudo dos pacientes.
Controle Externo da Qualidade (CEQ) – Comparação interlaboratorial periódica de resultados para avaliar a exatidão dos resultados e a eficácia do monitoramento dos processos analíticos.
Os POCTs com controle integrado também precisam ser monitorados pelo controle da qualidade?
É comum que os POCTs tenham um controle integrado (built-in) que realiza uma verificação eletrônica do dispositivo e do fluxo de amostras, indicando se todos os reagentes presentes estão ativos e funcionando corretamente. No entanto, o controle integrado não monitora todas as condições que podem afetar os resultados dos testes.
O uso de controles internos imparciais (terceira opinião), que simulam amostras de pacientes, é essencial para monitorar o desempenho do dispositivo e identificar previamente possíveis falhas que podem comprometer a segurança do paciente:
Para maximizar a identificação das condições descritas na tabela acima, é fundamental que o controle interno imparcial seja utilizado em conjunto com o controle externo da qualidade.
Quais são os controles disponibilizados pela Controllab?
A Controllab oferece controles externos (Ensaio de Proficiência) e internos que elevam o padrão das rotinas analíticas de POCT. Vale ressaltar que os programas são específicos para POCTs. As amostras são estáveis, de fácil utilização e refletem as condições clínicas dos pacientes. A seguir, confira as especificações relacionadas a cada um desses controles:
Ampliação dos programas de controle da qualidade para POCTs
Os controles externos da Controllab são conduzidos conforme a IS0 17043. Tanto eles, quanto os controles internos fornecidos pela empresa, são projetados para atender às exigências regulatórias nacionais, como a RDC 786/2023, além das internacionais. Isso assegura a confiança na utilização desses dispositivos.
Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população e a confiabilidade analítica dos estabelecimentos, a Controllab disponibiliza novos controles, são eles: POCT Hematologia; POCT Cistatina e POCT Procalcitonina Qualitativo, detalhados a seguir:
Programas | Ensaios disponíveis |
---|---|
POCT Hematologia | Série Vermelha, Parâmetros Plaquetários e Série Branca |
POCT Cistatina C | Cistatina C |
POCT Procalcitonina Qualitativo | Procalcitonina Qualitativo |
Além desses programas, a Controllab oferece uma ampla variedade de controles para POCT, promovendo o monitoramento confiável das rotinas relacionadas aos testes rápidos.
Quer o reconhecimento pela excelência nos seus laudos em Point-of-Care?
Fale agora com um especialista da Controllab, alavanque a reputação do
seu estabelecimento e a satisfação
do seu público.