Casos registrados no país vizinho evidenciam importância do diagnóstico rápido e preciso
Em setembro, o Ministério da Saúde da Argentina identificou um surto de pneumonia bilateral, após investigação de casos ligados à uma clínica particular, em Tucumán.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Paho) confirmou, por sequenciamento genético, que o surto foi provocado pela Legionella sp., uma bactéria encontrada no solo e na água doce. A transmissão ocorre por inalação de aerossóis da água contaminada nas tubulações, dutos de condicionadores de ar ou sistemas de fluxo de água.
Febre, dor muscular, diarreia, dificuldade para respirar e dor de cabeça foram os sintomas mais relatados pelos pacientes. A identificação rápida e precisa do microrganismo foi fundamental para uma eficiente conduta clínica dos pacientes, assim como para orientação das medidas de controle e monitoramento do surto.
Esse cenário evidenciou a importância de as rotinas diagnósticas serem frequentemente monitoradas e de uma avaliação periódica desse acompanhamento para emissão de laudos precisos. O segmento diagnóstico desempenha um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.
A Controllab tem soluções completas para a confiabilidade das análises. Entre as soluções, destacam-se o Controle Interno e as Cepas Controle para o monitoramento dos processos e o Ensaio de Proficiência (Controle Externo) para avaliação periódica das rotinas.
Confira os programas para Legionella sp. que a Controllab oferece:
Rotinas
Análises
Cultura
Identificação e Teste de Sensibilidade em amostras clínicas
Pesquisa e Contagem de Legionella sp. em água
TLR/ Point Of Care
Sequenciamento