Especialista ressalta a importância do diagnóstico laboratorial para o monitoramento das doenças causadas por esse tipo de vírus
Autoridades sanitárias têm relatado um cenário epidemiológico marcado pela alta de casos e de óbitos por Dengue e Chikungunya nas Américas.
Diante desse aumento, o gestor educacional da Controllab, José Antonio Tesser Poloni, conversou com o pesquisador titular em saúde pública da Fiocruz-Manaus e doutor em microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Felipe Gomes Naveca, sobre as arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos).
O tema, que também foi abordado na Jornada de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial de Belém, trouxe à tona a relevância do laudo do exame na contribuição de um diagnóstico preciso, evidenciando a importância dos laboratórios terem suas rotinas monitoradas para assegurar a eficiência das análises e proporcionar confiabilidade aos resultados.
Dr. Felipe Naveca ressaltou a aplicação da metodologia molecular nesse cenário, em que é necessária a distinção dos vírus que causam sintomas passíveis de serem confundidos em um diagnóstico clínico, entre outras instruções relevantes para as rotinas analíticas das arboviroses.
Você confere essa abordagem no Conversa de Exame, ambiente voltado para conversas que contemplam informações relevantes para o segmento laboratorial. Clique neste link e assista!
A Controllab disponibiliza controle de qualidade para as rotinas de arboviroses. Confira a lista no site da empresa.